Este momento inimaginável de isolamento que estamos vivendo, apesar de apreensivo e muito difícil, tem trazido algumas surpresas para quem pode ficar em casa. Depois do susto inicial ao ver a rotina virar do avesso, incorporando o homeoffice, homeschooling, homecooking, homeorganizing, hometudo e o homesocorroinspiraexpira, provamos mais uma vez que o ser humano se adapta e se reinventa.
Tenho amigas que aprimoraram a técnica da faxina, limpando os cantos da casa com cotonetes e palitos de dente, cliente que superou ‘paneladepressãofobia’ pelo feijão nosso de cada dia, irmã executiva-escritora que vibrou com a chegada de seu primeiro MOP, sobrinho pré-adolescente que deu pulos de alegria com a chegada da escrivaninha, sobrinha comemorando seus 15 anos com parabéns online, mãe ganhando serenata virtual, compartilhada com a família espalhada pelos quatro cantos do mundo, filho adolescente se arrumando e passando perfume (que nunca usou antes!) para as aulas à distância…
Passamos não só a viver na própria casa, mas a conviver e a se relacionar com ela! A usá-la realmente, não apenas como visitantes noturnos, depois do dia lá fora. A nossa casa voltou a assumir seu papel intrínseco: de abrigo, de refúgio, que nos protege e nos nutre, para enfrentar os desafios e perigos da vida.
E por falar em nutrir, muitos de nós assumimos, finalmente, o preparo da nossa alimentação. Passamos a utilizar, de verdade, a cozinha e seus apetrechos. A testar, experimentar e, até, a se surpreender!
Como já dizia a musa Rita Lobo – que por sinal tem nos brindado com lives diárias e super didáticas, ao meio-dia, no seu instagram Panelinha – cozinha tem que ser prática. E eu complemento que pode ser muito charmosa! Sempre fui a favor de deixar tudo a mão, fácil, à vista. Tem coisa mais irritante do que não encontrar aquele utensílio na hora que você precisa? E agora, mais do que nunca, devemos simplificar as coisas e evitar estresse.
Algumas dicas para trazer um pouco de leveza e conforto ao seu espaço: exponha as suas tábuas, coloque as colheres de pau em uma jarrinha ou leiteira, arrume uma fruteira. Deixe os eletrodomésticos ao seu alcance. Use e abuse da sua batedeira para fazer muitos bolos gostosos (o cheirinho de bolo no forno invade a casa e traz memórias deliciosas). E, por fim, encomende temperos frescos plantados em vasinhos para alegrar, perfumar e temperar a casa e a alma!
Eles duram bastante e, neste link, que amei receber hoje do Mil Plantas, você aprenderá a cuidar deles!
Este é um dos hábitos saudáveis e prazerosos que deve ser mantido depois que tudo isso passar. Vai passar!
Abraços virtuais,
Priscilla
P.S. – aqui você encontra esses vasinhos auto-irrigáveis: https://amzn.to/46ojioh
No Comments